top of page

Thiago Ventura: Por quê não?

  • Foto do escritor: Seu Kirai
    Seu Kirai
  • 28 de mar. de 2021
  • 4 min de leitura



Tarija: ''A pagina Thiago ventura foi elimonada (sim, com limões) e não conseguimos mais recriar!

Somos da produção dele e seria muito importante colocar as informações da carreira dele de forma atualizada.'' Citizen: ''A página tem um robusto histórico de inclinação à eliminação por carência de relevância do escopo. Quais as justificações para retomá-la? Ainda, a "produção dele", se, porventura, realmente vier a editar o artigo, com que fim o faria? Publicidade, propaganda e anunciação são absolutamente impróprios ao ambiente desta enciclopédia.''


Tarija: ''Infelizmente, não tivemos conhecimento das paginas anteriores, provavelmente criadas por fã!

Winkipedia sendo o maior site de bibliografa, gostariamos de editar o artigo para que as pessoas possam ter dados reais sobre o Thiago e conhecer a sua trajetoria, não temos interesse de criar a pagina para fins publicitarios, pois isso fazemos por outros veiculos, mas sim tem a historia dele em um site de relevancia.'' Citizen: ''Compreendido. Acabei de checar dados sobre o artista em pauta, e parece-me satisfazer os critérios de notoriedade e relevância postulados para admitir um artigo, conforme, a título de exemplo, seu canal no YouTube reflete. Então, o que sugiro que seja feito: recorram, como já efetuado em fevereiro deste ano, ao Pedidos de Desproteção, e atestem suas causas através de versos como o YouTube e similares, demonstrando que, embasados em comprovações, o tema preenche todos os requisitos. Se exitosos, o que julgo mais que provável, estabeleçam o novo conteúdo por via de verificabilidade (fontes independentes e fiáveis), neutralidade e preconização por relevância.''

Topico de Ajuda, Wikipédia


O quê acabaram de ler, mais que um conversa entre uma pessoa que domina o português e outra que não, foi alguém que se identifica como parte da produção do Thiago Ventura pedindo a reativação da página do comediante no Wikipédia. Após tirarem suas próprias conclusões a respeito do diálogo acima, proponho, por carência de informações (acima, de novo, porra) e por somente gostar do 300 de Esparta no que diz respeito ao trabalho do comediante, responder uma questão que alguns leitores me enviam: ''Porque nunca escreveu sobre o Thiago Ventura?'' A resposta é simples: Não considero o Thiago Ventura um comediante de Stand Up. Mas vou explicar.


Para começar, após a segunda onda que fez a popularidade do estilo no país (Danilo, Oscar FIlho, Diogo Portugal, etc...), Stand Up se tornou muito mais que uma palavra usada para designar uma atividade, tornou-se uma ferramenta de marketing poderosa e aparentemente, atualmente, tem muito mais em comum com a divulgação que como alguém irá se expressar artisticamente em um palco. Sendo assim, muita gente que não fazia stand up passou a fazer da noite para o dia. Não por envolvimento com o estilo, mas como uma maneira de se promover. Futuramente farei uma lista de ''falsos stand ups'', que poderá dar problemas (vai nada...), mas a coisa saiu de controle faz tempo no nível de ser raro alguém dizer que tem um ''espetáculo de comédia'', é tudo stand up. Pode se fazer um paralelo, para melhor compreensão, com o podcast atualmente. Sendo que a maioria faz entrevista, mas diz que é podcast porquê está na moda e atrai mais público. Compreende o ponto?


A partir daqui tentarei explicar com alguns argumentos o ''por quê não'' do Ventura. Antes de tudo, não possuo em mãos ''decretos dos céus'' nem razão absoluta, tudo que escrevo, o que é uma obviedade, mas as pessoas não entendem, é a minha opinião. Thiago Ventura faz comédia de personagem, pois é. Se auto intitular '' representante da quebrada'' não o faz ser. É um personagem, é forçado e outros comediantes de stand up que tem origem humilde ou '' da quebrada'' são representantes muito mais dignos da realidade dura e as vezes ''tragicômica'' que milhares de brasileiros enfrentam todos os dias (vai achar por aí muita gente dizendo: ''sou da quebrada e não falo igual esse retardado''. Essa não é minha opinião, foram comentários que vi em uma entrevista do comediante). O fã de Thiago Ventura não é fã de stand up, é fã de Thiago Ventura. Assim como Whindersson. São os novos ''O Bêbado'', ''O Caipira'' ou ''O Nordestino''. São estereótipos que o brasileiro adora admirar, repaginados, modernizados, mas ainda estereótipos e por consequência, personagens.


O oposto também ocorre. Fãs de stand up, normalmente, não gostam do Ventura e nem do Whindersson. Muitos deles, se ainda não tinha percebido, por uma natural aversão a humor de personagens, compreende? Pessoalmente, não tenho nada contra personagens e até gosto de muitos (Adorava o Pânico, por exemplo), até resenhei alguns. Mas é um incomodo hoje stand up ser um sinônimo de comédia por motivos longe de artísticos. E de ter sido ingênuo em acreditar que ambos os comediantes citados fariam o subgênero crescer e não somente as próprias contas bancárias. Mas acontece.


300 de Esparta é de longe a melhor coisa na comédia que o Ventura fez, muito inteligente e a crítica que ele faz sobre ''o homem moderno'' é admirável. Podem assistir aqui (e com animação!):

Raul! Raul! Raul!




Comments


©2019 by Resenha de stand-up. Proudly created with Wix.com

bottom of page