top of page

''Stand Up'' Bagual do Gaudêncio

  • Foto do escritor: Seu Kirai
    Seu Kirai
  • 1 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura


Em primeiro de julho do ano passado, quando o auxilio era prorrogado para os vagabundos fazerem churrasco, Gaudêncio, personagem de Cris Pereira, postava no nosso querido Youtoba mais um especial de ''stand up''. Apaixonado pelos gaúchos como sou (HAHAHA), surgiu a vontade de resenhar o especial e por tabela discutir mais uma vez a respeito desse tema filho da puta: O que é stand up na verdade?


É engraçado. Independente de tecnicamente ser enquadrar no subgênero ''stand up'', Gaudêncio, é um personagem daqueles mais estereotipados. Incorpora um gaúcho da fronteira, este que por si só é quase um avatar terreno da megalomania gaúcha e sua famosa prepotência. Imagina um personagem que ridiculariza isso? Pois é... Não sei se minha implicância com os gaúchos contribui para gostar, mas para este que vos escreve, funciona. (Nem vem com essa de personagem é para homenagear, acima desse velho aqui só Deus e ego de porto-alegrense).


O texto é afinado, porém nada demais. Conta até com anedotas desconstruídas e adaptadas, o que no stand up para valer seria sacrilégio, mas estamos falando de Brasil, aqui pode se de tudo e experimenta-se de tudo. No telão existem ilustrações tosquíssimas que obedecem o texto do comediante, mas como quase nada da apresentação se encaixa em stand up, está valendo e nem dá para criticar. Minha maior crítica vai para o tempo, uma hora e meia enche o saco facilmente mesmo se o Cris fosse um gênio, coisa que todo gaúcho pensa ser um pouco, mas que não é o caso.


A respeito do que é stand up, sinceramente, pelo menos no Brasil, já não sei mais. Acho que talvez nesta questão tenha que me dar por vencido, pois depois da palavra stand up se tornar simplesmente algo ligado a divulgação ''ninguém quer ver show de comédia, quer ver stand up'', tantos comediantes incorporaram aos shows de comédia com personagens, monólogos e qualquer outra coisa que o valha, que já não é mais possível argumentar. Talvez seja a hora de uma divisão e a criação de uma vertente nacional: Stand Up Puro e Stand Up Brasileiro. Separar aqueles que se inspiram unicamente nos comediantes clássicos do stand up americano e aqueles que misturaram uma típica comédia nacional com o estilo importado, pois chamar shows de comédia de personagens de stand up é descaracterizar o sentido da palavra ao ponto dela perder seu sentido e significado.


Podem assistir ao especial aqui:

É engraçado o Thiago Ventura estar nos comentários dizendo que é fã do personagem. Inspiração?


Agora que percebi. Errei de gaúcho petulante! Vai ficar assim mesmo, foda-se.





Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.

©2019 by Resenha de stand-up. Proudly created with Wix.com

bottom of page