Igor Guimarães: Da Magia a Loucura
- Seu Kirai
- 17 de abr. de 2021
- 2 min de leitura

(É tão maluco que abraçou o Orochi, podia ter pego até sarna)
Cantinflas, digo, Boneco Josias, faz stand up desde 2009 (não conheço um comediante de stand up que tenha menos de 10 anos de carreira, repare), mas ficou famoso mesmo pelos seus personagens no extinto Pânico lá por 2017 e por sua confusão sexual. Resolvi escrever sobre o Igor porquê recentemente assisti sua entrevista no Pod Pah e lembrei que ele existia. Só isso mesmo.
Diferente do que tudo está sugerindo, não falarei mal do Igor, muito pelo contrário. Igor Guimarães é o melhor improvisador (de piadas, quando fala em improviso todo mundo pensa em Barbixas e porcarias que o valha) no stand up brasileiro atualmente. O raciocínio desse cara é um dos mais rápidos que já vi e somado a sua visão e abordagem impar, Igor se torna um dos comediantes mais diferenciados e interessantes que se tem por aí. Inclusive recentemente Bruna Louise, a moça da boca suja, disse que ele era o único comediante de stand up que fazia ela gargalhar e olha só, eu também! (Já temos duas coisas em comum, isso e o fato de não termos talento para o stand up).
Tempos atrás, quando escrevi sobre um especial do Léo Lins, citei Igor como um potencial comediante de humor negro. Infelizmente isto nunca se concretizou, apesar dele colocar peso em muito das coisas que fala, me parece estas piadas mais presente em entrevistas e trabalhos paralelos que no stand up em si, onde ele fala de assuntos diversos, porém ainda sim com uma entrega diferenciada. Pode até se dizer, se forçar um pouco, que Igor é um representante ''brasileiro'' da ''comédia esquizofrênica'', que sequer tenho ciência da existência do termo (se brincar existe), mas que é muito familiar a nos, pois a ''loucura'' é também cômica e está presente no nosso dia a dia.
Lembrei de Ariano Suassuna e seus monólogos sobre a perda do juízo, de como ele se identificava. Igor Guimarães nada mais é que o doido da cidade com alma de artista, o maluco beleza da rua elevado ao mainstream com raízes trash. E que bom que ainda exista comediantes assim.
Assista a entrevista aqui, é maravilhosa:
Lives do Igor, maravilhosa e plagio do estelionatário Diguinho Coruja:
Aí Petry, eu não sou o Ventura. Se continuar falando mal de mim vou te pegar na 0 hora e quebrar tua bunda... Seu lindo, bjs.
Comments