top of page

Evandro Santos: Espia Só

  • Foto do escritor: Seu Kirai
    Seu Kirai
  • 10 de mai. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 27 de jan. de 2021



Evandro Santo, mais conhecido como Christian Pior (alusão ao Dior, pobre não sabe), estreou no stand up com o solo ''Espia Só'' lá por 2011 embalado pelo sucesso do programa Pânico, no qual era repórter e puxa saco do Emílio Surita. O que a maioria não sabe é que a estreia do Evandro foi a melhor de um comediante de stand up no Brasil até hoje. Motivo que me levou a resenhar, até por que, mais que um comediante Evandro é um tremendo filho de uma puta.


É impressionante a inteligência do Evandro em improvisar piadas, no domínio do palco e na interação com a plateia. O texto gira em torno da infância, ridicularizarão (muito), famosos, carreira, comparações entre pobres e ricos e uma malícia sem precedente. A primeira vista, pode se pensar pelo fato do Evandro ser gay que seja um texto segmentado porém, ele possui um atributo compartilhados com poucos comediantes: Experiência de vida. Tempos atrás, antes do declínio do stand up e seu ressurgimento, o texto da maioria dos comediantes era um espelho de suas vidas. Vidas dramáticas, vidas atribuladas, vidas transformadas em obras de arte através de palavras. Nunca irei cansar de dizer que comédia tem alvos e comediantes de stand up precisam ter verdade. O texto que Evandro leva para o palco é sobre a vida, uma vida que daria até um filme. Limita-lo a um comediante gay para os gays é ser limitado na melhor das hipóteses (burrice véi).


Além da performance exemplar em um show de estreia, Evandro foi, até onde lembro, um dos primeiros ''rock stars'' da comédia stand up junto com o Rafinha Bastos. Evandro sempre falou muito abertamente sobre a vida pessoal e sobre o problema de dependência química. E aqui entra uma parte que pode ser uma surpresa para a maioria: Não existe arte sem drogas. Quando digo isto não estou dizendo somente drogas ilícitas, digo drogas no geral. Seja por companhias, seja para aguentar o ritmo de shows, seja pelo prazer, eles ás usam e muito. O mundo dos artistas é totalmente diferente do ''normal'', devem entender isto. Algumas regras e limites de todos não se aplicam a eles e isso pode levar alguns a situações extremas, mas artistas não são exemplos para ninguém e não estou dizendo para ninguém virar artista também, certo? Então, retardado, antes de encher a cara de pó ''por que meu ídolo faz'' pense nisto.


Evandro Santo é um dos maiores comediantes de stand up do Brasil e não deixa a desejar para muitos americanos até. Acho ele bem melhor que a hipster, cult, supervalorizada Sarah Silverman e muitos outros que possuem fama mundial sei lá por que. O único problema do Evandro é sempre reclamar e boicotar novos potenciais que querem fazer stand up e não pertenciam a comédia anteriormente. Já fiquei puto com este gordo algumas vezes por isso, mas como se trata de um fato extra palco foda-se não é mesmo?


Infelizmente, não consegui achar nenhum trecho do show lá de 2011. Mas, deixarei um vídeo do Evandro no Comedy Central gravado ano passado só para manter o padrão:


Antes de falarem que quero comer o Evandro, não. Não é por quê você é fã que quer comer a pessoa, o Evandro é fã da Madonna e duvido que ele comeria aquela boceta musculosa. Copiei essa piada, me sinto o Vilela. Tchau.




Yorumlar


©2019 by Resenha de stand-up. Proudly created with Wix.com

bottom of page