top of page

Cleber Rosa: O Resgate da Comédia Mineira

  • Foto do escritor: Seu Kirai
    Seu Kirai
  • 15 de set. de 2019
  • 2 min de leitura


Este nem é o título do show, mas é algo que o ator Cleber Rosa, conhecido pelo personagem Chico da Tiana através de vídeos no youtoba, está começando a fazer. Fiquei na dúvida se colocava o show na prateleira do stand-up, porém levei em consideração que muitos comediantes do passado não obedeciam o princípio da ''cara limpa'', mas utilizavam-se de forma ampla do observacional de um jeito inteligente e sem apelações. Uma roupagem quase inocente, estilo que Cleber está nadando de braçadas. ''Mai como é issu''?


O caipira, na comédia nacional, é uma das ferramentas no humor mais tradicionais por estas bandas desde que me lembro por gente. Personagens, piadas, programas de TV e até filmes. Praticamente toda mídia que a comédia penetrou no Brasil em algum momento esta figura folclórica com sotaque carregado deu as caras... Deu as caras até que saturou. A comédia de bordão, exaustivamente utilizada por programas de humor como o Zorra da Rede Glóbulo, fez com que muitas figuras tradicionais na comédia tornassem insustentáveis nos dias atuais e até vistas por parte do público como chatas, para mim, até insuportáveis. Nelson da Capitinga, personagem de Pedro Bismarck, foi o auge e a destruição de um símbolo muito querido e que transbordava empatia com o público. Obviamente existiram genéricos em outros programas com atores que também fizeram fama com o personagem caipira, mas não perderemos tempo com isto.


A proposta de Cléber é simples: Dar uma roupagem nova a algo tradicional e quase esquecido. Algo muito parecido com o que o rei do gado, Whindersson Nunes, tenta fazer com a comédia nordestina de forma medíocre. Cléber, entretanto, tem adquirido exito ao tentar utilizar o caipira combinado com stand-up. Não sou indicado para tecer elogios ao trabalho deste ator, pois vivo em Minas Gerais há muitos anos e os termos, temas e construção do personagens são tão familiares para mim que a identificação é automática. Vale destacar a inteligência do rapaz ao construir seu texto, pois é algo que muitos comediantes ficam devendo no país. Comédia sem inteligencia é só distúrbio mental, já dizia o sábio japonês conhecido como: ''Eu''.


Cléber tem outros personagens, mas nenhum é tão expressivo como Chico da Tiana. Sinceramente gostaria de ver a maturação deste personagem por longo tempo e testemunhar se é realmente possível um ''sincretismo'' entre o moderno stand-up e o tradicional humor de personagens, algo que o público brasileiro, principalmente jovens, quer distancia na comédia. Se tudo isto acontecer, minha opinião sobre o Rei do Gado ficará ainda mais negativa. Pois se é possível para este ator unir estes dois mundos separados por um abismo de preconceito e saturação, Whindersson, é mais incompetente que eu imaginava.


Podem acompanhar as pílulas do Chico através do canal ''Reclamação do Dia''. Fala aí, tem coisa melhor que reclamar da vida? Deixarei um vídeo para quem não conhece conferir o trabalho.


Esqueci de falar... porra... O nome do show é ''Nói que é pobre''. Se ele aparecer aí na sua cidade, principalmente se for no interior, vá vê-lo. É um potencial que vale a pena assistir antes de ficar um olho da cara como o resto. Inté.




Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.

©2019 by Resenha de stand-up. Proudly created with Wix.com

bottom of page